O último dia em casa, cheio de despedidas

Meus últimos dias aqui foram cheios de emoções, celebrações e despedidas.

Queríamos fazer uma festa de "farewell" em casa... Mas, descobrimos que as crianças raramente comemoravam seus aniversários, pois é muito caro comprar um bolo e não é possível fazer em casa (não tem forno ou fogão).

Então, mudamos de ideia e resolvemos fazer uma grande festa de aniversário para todas as crianças. Compramos balões e enfeites de festa no supermercado (o único da região) e pedimos para encomendar um bolo.

Durante o dia, foi um dia típico em casa... Brinquei com as crianças; ajudei na casa; busquei água e ajudei a cozinhar.



Dia típico em casa, buscando água

Desta vez, fiz algo típico do Brasil para todos experimentarem: creme de abacate! (obrigada, mãe, por me lembrar de como é a receita!). Fui ao comércio comprar os ingredientes e, no final do dia, preparei o creme. Para eles é muito estranho comer abacate com açúcar, como uma sobremesa. Mas adoraram!


No mercado, fazendo compras para o jantar
Preparando o creme de abacate

À noite, começamos os preparativos da grande festa de aniversário. Além de decorarmos toda a sala de estar, também preparamos para cada criança um tipo de "certificado". Em uma folha de papel, colocamos o nome de cada um e logo em baixo descrevemos três de suas características marcantes.

Preparativos para a festa

Enfeitando a casa para a festa
 
O tão esperado bolo...














Após o jantar, ao cantar os parabéns e cortar o bolo, a ideia era entregar cada certificado individualmente, oferecer um pedaço de bolo e tirar uma foto (eles amam tirar fotos). Foi uma ideia brilhante (thanks Wendy!), pois pudemos tornar o momento ainda mais especial. Divertimo-nos, rimos, cantamos e dançamos!


As idealizadoras da festa




Entrega de certificados

Entregando certificado às crianças
A "Grande Família"
E, logo então... Chegou o momento tão esperado (ou não) da minha despedida...
A minha despedida
Não sei bem ao certo dizer como estou me sentindo... Um mix feelings, como eu já comentei com alguns amigos... Por um lado, muito feliz por esta indescritível experiência vivida, mas por outro lado, um pouco triste, pois, depois de duas semanas intensas e 24 horas por dia com a família de Mama Jane e as crianças do Orfanato, não há como não se envolver e querer fazer mais e mais. E eu irei, tenho certeza disso!


Bom, em minha última noite também recebi meu "certificado" pelas duas semanas no programa de Voluntários. E eu recebi muito mais do que isso. Nessa noite vestiram-me e presentearam-me com roupas típicas Masaai; cantaram minhas músicas preferidas; e alguns deles me trouxeram objetos pessoais que queriam me dar de presente para levar para minha família.

 
Meu presente




As meninas mais velhas ficaram ate às três da madrugada desenhando e escrevendo cartas para cada um dos meus sobrinhos, inclusive para Adriano (meu amado!). Teve presentes para minha mãe e irmã, também.

Fiquei muito comovida com o gesto... As crianças quererem que eu levasse um pouco delas em mim... E foi isso que também tentei fazer nestas duas semanas... Deixar um pouco de mim para elas.




Despedida das crianças

Despedida de Sara

Até logo a Mama Jane
Pois é... Acho que estou trazendo de volta muito mais do que pude deixar... Mas, sei que dei o melhor de mim: amor, carinho, atenção, compreensão, sorrisos e lágrimas...

A viagem acabou... Mas, tenho certeza de que minha missão só está começando. Por isso, não vou me despedir... Darei meu mais breve "Ate logo"! Espere por notícias minhas em breve, Mama Jane...Você ganhou mais uma filha!! Nimekukumbuka! (I miss you!)


Despedida na porta da casa

E a vocês, meus amigos, que acompanharam comigo cada momento desta incrível viagem e que puderam sentir, assim como eu, as emoções vividas... Meu muito, muito obrigada!

Vocês não podem imaginar como foi importante o apoio de vocês... Como me senti acolhida e incentivada em continuar a cada mensagem deixada, a cada e-mail enviado, a cada "Curti isso" no Facebook, ou quando compartilhavam o meu blog com seus amigos... E, mesmo aqueles que me acompanharam à distância... Eu sei que estavam lá comigo.

A vocês todos... Meu "Até logo". Mandarei notícias em breve. “My Tanzania Experience" terá próximos capítulos!

Nimekukumbuka, também!

9 comentários:

Yolanda Hollaender disse...

"Os pequenos atos que se executam são melhores que todos aqueles grandes que se planejam." (George C. Marshall)

São meus desejos: Você ir onde o seu coração mandar! Fazer o que quer, sonhar tudo o que deve sonhar...
Caminhar sem se cansar, viver todas as suas histórias, amar e ser amada sem condições, sem grandes ou pequenas razões...
Ser tudo, ver o mundo, saber das coisas e acreditar em milagres...
Liberdade... Voar...
Alcançar todas as metas, segir sempre em linha reta, nunca desistir nem olhar para trás...
Ir, sem medo, aonde seu coração a levar!

Meu carinho,
Tua mãe

Clau disse...

Jéssica, tanto tempo sem saber de ti e de repente, estou emocionada lendo sobre sua viagem. Sou uma pessoa que como você, realiza os sonhos. São eles que nos fazem sorrir e querer mais e mais. Afinal, somos nós que temos que correr atrás deles. O que você fez ao ir para a Tanzânia foi um sonho lindo e de se admirar! Tenho certeza que te abrirá portas para mais sonhos! São de pessoas como você que o mundo precisa. Um grande beijo e foi um prazer ler o seu blog... Claudia Zimet :)

Anônimo disse...

Que máximo!!!!!!!! Tenho certeza que a experiência foi indescritível, que comn certeza pôde dar o seu melhor para aquelas pessoas e que igualmente a vc sentirão falta...
Bjs e parabéns pela iniciativa
Gui

Anônimo disse...

Jé, querida, parabéns. Parabéns por esse ato tão nobre. Me sinto minúscula diante da sua bondade e de seu coração tão grande.Mas, por outro lado, me sinto honrada em poder conviver tão de perto com vc. Espero aprender com voce...Love u , xuxu. Bjks. Ma (Fifi e Luca)

Anônimo disse...

Minha amiga hermana, estamos de braços abertos te esperando para que vc possa contar cada detalhe dessa magia toda. Você se superou e, como comentamos por email, é apenas o começo ne? Orgulho docê. Bjs a todos dai. Veroca

Anônimo disse...

Jé, Seja bem vinda de volta!!!! E aguardamos mais capitulos!!!!Saudades!!!! bjos Andreza Trujillo

Fe disse...

Jé curti muito tudo q vc escreveu... Me escreve para nos encontrarmos: Fernanda.felicetti@kcc.com.
Gde bj

helga31 disse...

Magnífica Missão és um anjo na terra para eles e principalmente para nós brasileiras.Teu exemplo deve servir de inspiração querida Jessica !

Tiquim de tudo disse...

Que liindo seu blog, seus posts, seu trabalho.. Parabeins ! O mundo precisa de mais pessoas assim.

Postar um comentário

Algumas dicas para postar um comentário: Esvreva sua mensagem. Selecione o perfil em Comentar como. Caso não tenha conta nas opções relacionadas, escolha Nome/URL.Escreva seu nome completo, desconsiderando o espaço URL.Visualize se quiser e clique em Postar Comentário. Sua mensagem será publicada automaticamente.