O passeio no parque

Um destes dias foi feriado aqui, em nome da lembrança de alguma guerrilha do passado. Portanto, ninguém foi à escola.

Pela manhã, além de brincar com as crianças, tivemos em casa uma espécie de "mercado de artesanatos" feitos pelas viúvas Masaai. Havíamos pedido para trazerem seus trabalhos, pois queríamos comprar para ajudar na renda delas, que depende da venda dos mesmos.
 
Mercado de Artesanato Massai
Compramos diversas peças e a ideia é vendê-las quando chegar ao Brasil (e minhas amigas, na Noruega) e, assim, poder enviar o dinheiro à Mama Jane, na Tanzânia, para ajudar na construção de sua escola e casa, como comentei num outro post (*).

Conto com todos os meus amigos para que eu possa cumprir esta minha promessa, e tenho certeza que farão parte disso!

Fizemos, também, outro tipo de "mercado" na casa, nessa mesma manhã. Desta vez, com as roupas que trouxemos para doar às crianças. Eu havia comprado roupas para os pequenos e minhas amigas trouxeram roupas para os maiores. Todos puderam provar e escolher suas roupas - foi um momento especial e também divertido.


´
Vídeo mostrando o mercado de roupas em casa

À tarde, havíamos planejado levar todos a um passeio. Raramente as crianças fazem alguma excursão, pois fica muito caro para Mama Jane pagar para todos. Prontificamo-nos em levá-los e arcar com as despesas.

Fomos ao "Snake Park" (o parque das cobras), cerca de 40min de casa. Muitos nunca tinham ido ate lá (mesmo dentre os mais velhos). Vieram, também, outras crianças da vizinhança, quando souberam que iríamos ao parque.

Tocou-me ao ver que todos colocaram suas melhores roupas e sapatos para ir ao passeio, como se fossem a um casamento. Entendi, então, que realmente era algo importante e especial o que estávamos fazendo. Também caprichamos na nossa roupa para acompanhá-los.

No total estávamos em 34 pessoas em um dala dala ( ou van, tipo lotação mesmo) indo para o tão esperado passeio. Foi uma tarde linda...

No "dala dala" indo para o passeio
As crianças ficaram surpresas com os diferentes tipos de cobras. Puderam ver jacarés e até andar no camelo, no final. Enfim, algo bem diferente do dia-a-dia delas e, obviamente, do meu também.

As crianças andando no camelo


No final do dia, voltamos para casa com a Van, cantando músicas Gospel, como de costume. Ao chegar, ainda tivemos que ter energia para buscar água, cozinhar e lavar a louça...

A hora do jantar II

A hora do jantar I





















Estávamos todos cansados, mas muito felizes com o passeio.

Só posso agradecer por mais este dia!

ASANTESANA!! (muito obrigada, em swahili)

5 comentários:

Sofia disse...

Nossa...dá muita vontade de estar aí com você...da próxima eu vou!!! beijos Sofia

Anônimo disse...

Je, que experiencia maravilhosa, dá vontade de estar aí junto com vc para vivenciar tudo isso!
Estamos morrendo de saudades.
Beijos
Daniela

Anônimo disse...

Jé, eu quero o artesanato Massai!!!!!! Busus Andreza Trujillo

Anônimo disse...

Amor, que bom ver que tudo esta valendo tanto a pena. Me conforta a saudade. Muito orgulho de vc. Contando as horas pra te ver. Continue se cuidando. Dri

Anônimo disse...

Jé!!! que delícia poder viajar com vc! quero saber todos os detalhes dessa experiencia quando vc voltar! ah! também estou orgulhosa, pois o blog está SENSACIONAL!!! bjinhos Ju Pereira

Postar um comentário

Algumas dicas para postar um comentário: Esvreva sua mensagem. Selecione o perfil em Comentar como. Caso não tenha conta nas opções relacionadas, escolha Nome/URL.Escreva seu nome completo, desconsiderando o espaço URL.Visualize se quiser e clique em Postar Comentário. Sua mensagem será publicada automaticamente.