Dia de músicas, danças e rezas

Hoje, fomos visitar a propriedade de terra que alguns voluntários compraram em maio deste ano para a Mama Jane construir uma escola para as crianças, e também sua casa própria.


Crianças na casa de Mama Jane

Ela já morou em uma destas casas típicas Massai, feitas a mão com esterco de vaca e madeira. Sim, isso mesmo... Mas teve que se mudar para uma casa maior, pois mais crianças vieram e precisavam de um espaço maior. Muitas famílias ainda moram em casas típicas aqui, é muito comum.

Na casa de Jane e seu marido, são 15 crianças morando, entre 2,5 anos e 16 anos. Todos são órfãos e cada um tem sua forte e, na maioria, triste história de vida, que vou contando aos poucos aqui para vocês.

Mas esta nova propriedade de terra trouxe mais esperanças para a Mama Jane, que nunca desistiu de suas lutas e crenças, como ela mesma diz. Aliás, ela é pastora, então Deus está sempre em suas palavras e ações no dia a dia e das crianças também.


Brincando com as crianças

À tarde fomos ao orfanato, pois as crianças maiores tinham aula de música e danças típicas. Foi uma tarde deliciosa!

Eu estava um pouco tímida no inicio, pois era um momento das crianças e sua professora, aos poucos fui integrando e pude aprender a cantar em Swahili e dançar como uma Masaai. No final, até ensinei as meninas a dançar um pouco de samba. Não podia deixar de ensinar!


Jessica aprendendo a dançar como uma Masaai

Voltamos todos para casa. Como sempre, fomos buscar água para o banho e para cozinhar. Ajudei a descascar batatas para o jantar.

Enquanto a comida ficava pronta, tive uma "aula" de Swahili com uma das meninas (Nembu). Aprendi algumas palavras básicas do vocabulário, e compartilharei com vocês ao longo da viagem. Depois de comer, como todos os dias, ajudei a lavar a louça.

Todos já estavam na sala vendo novela, coincidentemente uma novela brasileira. Dizem que nunca perdem um capítulo: Caminho das Índias - acreditam?

Mama Jane nos pediu desculpas, pois teriam que rezar. Não havia entendido por que pedia desculpas, pois estava muito interessada em participar deste momento. Foi uma mescla de rezas individuais com melodias e danças coletivas. Uma energia incrível! Até as crianças menores participaram.


Reza na casa de Mama Jane

Durou cerca de 1h30. Agora entendi o porquê do pedido de desculpas, pois ninguém conseguiria dormir antes de terminar o ritual. Eu estava encantada com toda aquela fé reproduzida através da música.

A reza terminou à meia noite e todos, exaustos, foram dormir. E eu também!

Kwaheri! (bye, bye!)

11 comentários:

Anônimo disse...

que delícia ler seu blog amiga. me sinto aí pertinho! compartilhei o link no meu face. Muita saudade. Bjos ana

Jú Nabuco disse...

Oi Jé, estou amando participar de tudo, me sinto como se estivesse aí pertinho de vc amiga....saudades!!! Bj Jú

Anônimo disse...

Tia Je estamos aqui eu, a manu e o landinho, acompanhando seus passos e torcendo por voce. A manu diz que esta com muita saudades, assim como eu e o orlando.
Sem falar do nossos orgulho.
te amamamos muito tia je, volta logo e bem!
Tio adri, landinho e Nunu

Fernanda do Amaral Previato disse...

Jé, como a Kitty, tomei a liberdade de divulgar seu blog no FB ... Tenho ficado muito emocionada com os seus relatos e acho que merecem ser compartilhados. Estamos todos viajando com vc, querida, e tem sido delicioso participar dessa aventura ! Bjs saudosos, Fê

Alessandro disse...

Puts Jessica, fiquei o final de semana desligado do mundo, cheguei mais cedo hoje e vi sua primeira foto com todas essas crianças e me emocionei muito....me lembrei dos meus filhos e de como eles são privilegiados por poderem ter uma infancia bacana e fiquei imaginando que coração bom tem a Jane e outras mulheres que fazem a diferença na vida destas criancinhas......

Anônimo disse...

Oi Jé, estou amando compartilhar estes momentos únicos com vc, não deixe de contar as novidades, bjos e saudades Andreza Trujillo

Anônimo disse...

oi tia tudo bem ai ... volta logo eu a manu e o tio adri estamos com muita saudades

Anônimo disse...

Jessica,
Certeza de que além de mudar um pouquinho do mundo vc vai mudar um montão em você! Parabéns pelo blog.
PS. "Ensinou" samba? Você está com essa moral toda? Quero só ver... :)

Fernando Ferreira

Rosana Lima disse...



Estou acompanhando sua "aventura". Está valendo super fazer parte desta grande experiência... Estou aqui curtindo cada detalhe. Bj Rosana Lima

orlando disse...

tia je que dia vc volta

manuela disse...

tia jeeeeeeeeeee to morrendo de saudades

Postar um comentário

Algumas dicas para postar um comentário: Esvreva sua mensagem. Selecione o perfil em Comentar como. Caso não tenha conta nas opções relacionadas, escolha Nome/URL.Escreva seu nome completo, desconsiderando o espaço URL.Visualize se quiser e clique em Postar Comentário. Sua mensagem será publicada automaticamente.