A chegada e as primeiras aventuras

A viagem até a Tanzânia foi mais longa do que imaginei. Peguei o primeiro voo às 18h no sábado, rumo à África do Sul (Johenesburg). De lá fiz a conexão para a capital Dar es Salaam na expectativa de ter alguém da ONG me esperando.
Mas, ao chegar lá, depois de mais de quatro horas de voo, não havia ninguém. Estava sozinha, em um aeroporto precário e sem comunicação (meu celular não estava fazendo chamadas).

Por sorte, eu estava trocando mensagens com minhas "anjinhas" da Noruega e elas me deram todas as dicas. Consegui comprar uma passagem para o aeroporto de Kilimanjaro, onde, sim, estariam me esperando. Era o último voo do dia, não acreditei que deu tudo certo... Senão, teria que ficar uma noite lá em função disso.

Aeroporto de Kilimanjaro
 Bom, o universo está conspirando até agora!

Mais um voo (o 3º do dia), e uma hora e pouco depois, cheguei ao aeroporto tão esperado. Mas, esta minha primeira aventura não havia terminado. Teríamos ainda 1h e meia de transfer até Arusha e o Orfanato.

A ansiedade já estava baixando. Agora era somente vontade de chegar! A estrada era boa e vim conversando com Mac (que estava dirigindo a Van), e sua noiva Naomi, a respeito de curiosidades em geral sobre as mais de 100 tribos diferentes e pacíficas que existem na Tanzânia, o que costumam comer, o preço do frango e da carne, do que se orgulham no pais e os principais problemas etc.

O bairro onde fica a casa de Jane (e onde vou ficar) é similar às mais pobres favelas em São Paulo. Quando perguntei se Mac considerava o bairro pobre, ele disse que não e até me mostrou casas grandes, entre as mais simples.

Enfim, depois de mais de 22 horas de viagem... Finalmente, cheguei ao meu mais novo lar nas próximas duas semanas: o Jane's Orphanage.
Fui recebida por minhas amigas, a "mama” Jane e as crianças... Estas vieram curiosas me cumprimentar e já iam se apresentando e perguntando o meu nome. Todos muito carinhosos a educados. Ajudaram-me a levar a mala ao quarto que estou dividindo com minhas amigas - um quarto bem simples, mas com três camas e um banheiro.

Tinham acabado de jantar, então trouxeram para mim, em  panelas para comer: arroz, feijão preto, banana e "piripiri"  (uma mistura típica de tomate, chili, cebola, cenoura ralada e óleo).
Comi à luz de velas e lanternas, pois tinha acabado a energia (há racionamento durante a noite), um dos maiores problemas daqui segundo Mac, aquele que me trouxe com sua noiva.
Eu, sinceramente, não sabia se estava com fome ou não, se estava com sono ou não... Eu estava tão cheia de emoções, que tive vontade de chorar algumas vezes.
Meu primeiro jantar
Não sei bem ao certo o porquê... A emoção de estar aqui, mas sentindo também um certo medo ao pensar que serão duas semanas. É muito a vida real, como ela é... E, apesar de estar acostumada a ver isso no Brasil, é muito diferente quando se vive.

Por um momento pensei: Isso realmente não é para todo mundo... Precisa ter muito preparo emocional ou desprendimento para estar e ficar... Espero poder ter todas as forças que preciso para conseguir ficar até o fim...
No 1º dia estava, sim, um pouco assustada, só isso. Mas, estar com as meninas aqui me traz certa tranquilidade e calma.
Enfim, não consegui tomar banho, pois tinha acabado a água do balde... Pois é... O banho aqui: só de balde e caneca... Começo a entender a utilidade de tudo que comprei. Que bom!

Boa noite, pois preciso entrar logo no fuso (seis horas para frente). Está levando ainda um tempo para isso!

19 comentários:

Juliana Nabuco disse...

Ai Jé, quanta emoção........ força amiga, estou torcendo e acompanhando todos os seus passos e emoções!!!
Beijinhos Jú

Mariana Passos disse...

Jé, estas duas semanas vão passar voando. Já consigo imaginar seu último post, com pena de ir embora... Continue escrevendo! Bj. Mari Passos

Anônimo disse...

Oi Jessica
Foi tocante ler sua chegada
Muito obrigada
Que Deus abençoe toda jornada
Um beijo carinhoso
Artur

Anônimo disse...

Je, tenho certeza que vai valer muito a pena!
Voce vai vivenciar intensamente tudo ai e enriquecer ainda mais a nossas vidas.
Mais uma licao de vida que voce me traz.
Muito orgulho.
So tenho que agradecer e sempre tirar forcas da fortuna que e ter voce a meu lado.
Forca e se cuida baixinha.
Te amo, Seu Dri

Anônimo disse...

Pois é Jé, aqui no Brasil nós passamos ao largo da pobreza, quero dizer, nós vemos tudo pelo vidro do carro, mas não vivemos aquela realidade.... Essa experiência que está vivendo realmente é pra mudar a maneira como vemos e entendemos a vida... Muita força por aí...
Bjs
Gus Regis

Anônimo disse...

Jé querida, isso sim é ser VEDA. Faça com paciência e muito amor. Estou na torcida por vc e pelos sortudos que vão te encontrar.


O meu olhar é nítido como um girassol.
Tenho o costume de andar pelas estradas
Olhando para a direita e para a esquerda,
E de vez em quando olhando para trás...
E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
E eu sei dar por isso muito bem...
Sei ter o pasmo essencial
Que tem uma criança se, ao nascer,
Reparasse que nascera deveras...
Sinto-me nascido a cada momento
Para a eterna novidade do Mundo...
Creio no mundo como num malmequer,
Porque o vejo. Mas não penso nele
Porque pensar é não compreender...

O Mundo não se fez para pensarmos nele
(Pensar é estar doente dos olhos)
Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo...

Eu não tenho filosofia; tenho sentidos...
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
Mas porque a amo, e amo-a por isso
Porque quem ama nunca sabe o que ama
Nem sabe por que ama, nem o que é amar...

Amar é a eterna inocência,
E a única inocência não pensar...

Alberto Caeiro, em "O Guardador de Rebanhos", 8-3-1914

Amo vc, Re

Rosana disse...

OI Jé

Nossa Jé!!! Fiquei super emocionada com a sua chegada!! Fiquei imaginando passo a passo dela!!! Muita força, tenho certeza que você tem energia suficiente para viver intensamente estes dias que ficará aí e deixar um legado para todos que estiverem com você neste período. Estarei te acompanhando. Bj Ro Lima

Anônimo disse...

Je, que bom que chegou!
Nem preciso dizer que estou chorando!
Sei que vai ter forças para concluir essa jornada que vc se propôs transcorrer e que voltará com uma experiencia de vida maravilhosa.
Estamos torcendo por vc.
Beijos
Daniela

Anônimo disse...

Cunhadinha, qta emocao...confesso que me emocionei com sua chegada. Vc êh realmente muito especial. Já posso ver a choradeira de todos por ai qdo vc voltar! Tenho muito orgulho de te amar e ser amado por vc, Dinda querida! Um bjao e estarei sempre por aqui, te seguindo e torcendo. Fique com Deus! Cirao.

Camila Castellano disse...

ae JEEEEEEEE!
Que exemplo vc esta dando a tanta gente , fora a coragem, e determinacao..... essa experiencia eterna .......
Nao e para todos mesmo.....
Pues amore , forca , energia , alegria - e continue nos informando e incentivando para fazer o mesmo !
bj enorme querida !
sorteeeeeeeeeeeeee, e espero que hj vc consiga um banhinho !
muaaaaaaaaaaaaaaack!

Dé Castejón disse...

Jé amiga
Que coisa... que emoção... vc não imagina como todos seus amigos aqui no Brasil estão se sentindo... é pura emoção mesmo... que essa experiencia de vida faça com que todos nós consigamos fazer algo por aqui no Brasil mesmo, pois tb existem muitos necessitados... Parabénssss pela iniciativa e que vc fique forte por ai!! Beijos grandes Dé.

Anônimo disse...

amiga você tem força de sobra!!! tenho certeza que vai aguentar até o final e voltar cheia de coisas lindas pra compartilhar com a gente. muito emocionada e orgulhosa de você! te amo muito amiga. fica com deus e qualquer coisa grita tá? beijos ana c. (kitty)

Anônimo disse...

Oi Cumadre, sou eu, a Ma.
Noooossa! Que nó na garganta!!!! Parabens, minha linda; aqui, voce ja sabe, nós 4 temos muito orgulho de te ter. Voce é mesmo uma pessoa iluminada.Força. Estamos aqui,sempre, acompanhando seus passos pr ai. Bjs da Fifi, Luca, Cirão e eu. te amamos muito.

Anônimo disse...

OI Jé, não dá nem pra comentar de tanta emoção!!!! todos nós estamos te seguindo e torcendo por ti e por todas as crianças. bjos e saudades!!!! Andreza Trujillo

Anônimo disse...

Jé, que incrível poder sentir daqui um milésimo do que você está passando aí! Vai ser demais! Aproveite cada momento. Se permita também dar uma choradinha que não faz mal a ninguem! Estamos aqui com você acompanhando seus relatos que tambem me causam muita emoção! Bj grande, Liana

Anônimo disse...

Je!

Estou emocionada com esta sua escolha e sua chegada! Vc e impressionante! Vai dar tudo certo! tenho certeza! Beijos mil.
Ligia

Anônimo disse...

Querida Jé, muito bacana o que está fazendo! O mundo que nós vivemos é muito diferente do que a grande maioria das pessoas tem como mundo. Tenho certeza que haverá momentos difíceis mas que será uma super experiência como ser humano. Tô muito orgulhosa de vc! Please vamos marcar um almoço na sua volta para que vc possa me contar esta viagem com toda emoção que ela merece! Nós trabalhamos muito perto... Forte abraço, com carinho
Fê Felicetti

Fernanda do Amaral disse...

Jé, estamos todos emocionados e orgulhosos da sua força. Obrigada por compartilhar essa experiência conosco ! Ficaremos ligados no blog !!! Bjs, Fê e baby Gabriel

Marina Hóss disse...

Jé! To me emocionando com seu post, e suuuuper ansiosa pelas próximas novidades!
Muita força ai!

Beijos

Postar um comentário

Algumas dicas para postar um comentário: Esvreva sua mensagem. Selecione o perfil em Comentar como. Caso não tenha conta nas opções relacionadas, escolha Nome/URL.Escreva seu nome completo, desconsiderando o espaço URL.Visualize se quiser e clique em Postar Comentário. Sua mensagem será publicada automaticamente.