Os primeiros passos e as primeiras reações

É muito interessante como nos surpreendemos com algumas coisas, principalmente quando tomamos decisões diferentes daquelas que estamos acostumados...

Inicialmente, me surpreendi comigo mesma em como encarei esta decisão de ir à Tanzânia. Nunca fui uma pessoa que gostasse de planejar viagens ou organizar roteiros, pois sempre preferi descobrir lugares e me encantar através deles. Mas, inesperadamente, me vi agindo exatamente como nunca me imaginei.

No dia seguinte de minha decisão, entrei imediatamente no site da ONG recomendada. Surpreendi-me com o profissionalismo apresentado, os diversos países onde estavam presentes, o número de projetos e pessoas que já haviam feito um trabalho voluntário por lá. É incrível como existem tantos mundos paralelos ao que vivemos...

Fui direto para o link da Tanzânia e os projetos mencionados por minhas amigas - Projeto com portadores de HIV e com uma tribo das mulheres Massai. Mas... Brilhou-me os olhos um projeto em especifico: o Orfanato.

Quem me conhece sabe o quanto sou apaixonada por crianças e como me torno uma criança igual quando estou com estes pequenos ao lado. Então, não tive dúvidas... Só podia ser no orfanato.


Jessica e alguns sobrinhos

Fiz minha inscrição e respondi a inúmeras perguntas que investigavam minhas intenções para este tipo de trabalho, e também o meu preparo emocional e psicológico.

Falando ainda sobre reações que me surpreenderam, foram das pessoas para quem contei aonde eu iria e o que iria fazer. Alguns me disseram "Parabéns", por julgarem ser nobre esta minha ação; outros me chamaram de "louca", por julgarem um ato de coragem ou de loucura mesmo; outros, ainda, por julgarem que suas viagens planejadas a “Miami” (para citar um exemplo) se tornaram uma simples futilidade ao ouvir minhas intenções...
Enfim, sem julgamentos (pois não é o meu papel aqui), todos os comentários foram simplesmente surpreendentes por tão diversos e por mostrar um lado diferente de cada pessoa. Com todos estes comentários, me senti incentivada a ir e cumprir minha própria missão.

Se é loucura, coragem ou simplesmente uma forma de retribuir ao mundo o que recebi até hoje, ou mesmo tudo isso ao mesmo tempo, eu não sei... Só sei que já dei meus primeiros passos... Fiz minha inscrição e fui aceita!

Compartilho com vocês aqui minha inscrição e o detalhamento do projeto no Orfanato. Na próxima postagem contarei mais detalhes e curiosidades da Tanzânia e os preparativos finais antes da viagem no dia 02 de Julho.

Project Information:
Jane’s Orphanage

The orphanage is located in Ngara Mtoni town, 12 Kilometers North of Arusha. The orphanage is a home for various children who are homeless, lost their parents due to un avoidable circumstances such as HIV. As a part of society, Jane decided to start an orphanage so as to help the homeless kids and those with single parents but no help at all from their parents. The orphanage needs volunteers to keep it going with their daily activities; this enables the kids to acquire education as well as learning morals. The orphanage depends on volunteers for a high percentage as the government doesn’t provide enough help to the poor kids, by your coming to Tanzania you are playing a great job for the Orphans at Jane’s orphanage.

Volunteer’s Primary Responsibilities:
Teaching English
Learn Masai tradition
Making beads work
Teaching tailoring
Also playing with kids different games

Total Working Days and Working Hours:
Working days are Monday-Friday
At least 5-6 hours

9 comentários:

Fer Rodrigueiro disse...

Passei por aqui! To curioso pra acompanhar de perto essa história incrível através do blog. Tenho certeza que vai ser uma grande experiência de vida! Bjo.

Juliana Nabuco disse...

Jé, tô muito orgulhosa de vc amiga... quero participar de tudo passo a passo, OK!!
Boa viagem e espero aprender um pouquinho através de vc com essa experiência maravilhosa.
Siga com "coragem" nessa "loucura" pois tenho certeza que valerá a pena!!!!
Muitos bjs Jú

Lu Rezende disse...

Incrível.... que vontade de ir contigo! Tem um lugarzinho na mala? Deixei uma msg na 1a página, mas foi postado como Anônimo. Beijo

Raquel Jardineiro disse...

Jé,

Poucas pessoas realmente entendem o verdadeiro sentido daquela velha e nobre frase que diz: "há mais felicidade em dar do que em receber".
São grandes atitudes como esta que você decidiu tomar que nos ajudam a trilhar o caminho que nos leva a encontrar o verdadeiro sentido de satisfação e objetivo na vida. Estou com você... bjos.

Cláudia Silva disse...

Que bacana Jé, simplesmente maravilhoso!! Parabéns!!!!! bjs

daniela noccioli disse...

Jé,
mais uma vez devo dizer que estou muito orgulhosa da nora que tenho. Agradeço a Deus ter vc em nossa vida. Tenho certeza que essa experiência te engrandecerá muito mais, e que essas crianças ficarão muito felizes por estar com vc. Parabéns, estarei acompanhando seu blog.
Bjs
Daniela

Rosana disse...

Jé Muito bacana a iniciativa do blog para compartilhar esta experiencia no mínimo incrível !!!!! Estarei acompanhando
Bj Rosana Lima

Fernanda disse...

Que demais Jé!! Estou amando poder acompanhar sua aventura. beijos

Camila Dogo disse...

Je,
Nos conhecemos pouco, mas quero dizer que você é uma daquelas pessoas que todas querem por perto, cheia de energia, com o coração que não cabe nesse mundo e muito especial !!
Compartilharei o blog e desejo que essa "loucura" ou "ato de nobreza" proporcione crescimento, aprendizado e a humanidade que o mundo precisa.
Grande abraço,
Camila Dogo

Postar um comentário

Algumas dicas para postar um comentário: Esvreva sua mensagem. Selecione o perfil em Comentar como. Caso não tenha conta nas opções relacionadas, escolha Nome/URL.Escreva seu nome completo, desconsiderando o espaço URL.Visualize se quiser e clique em Postar Comentário. Sua mensagem será publicada automaticamente.